30.12.13

Fim do Projeto Transformação 350/Dias

Olá a todos!
Lá em janeiro eu dei o primeiro passo em direção a maior, mais profunda e consciente mudança na minha vida ,eu decidi mudar o meu corpo e a minha mente.
Em  janeiro eu estava pesando 84,5kg, fora o excesso de peso eu estava com vários probleminhas de saúde e em um "grave" estado de sedentarismo.
A grande responsável pelo choque de realidade foi ter que comprar uma calça tamanho 48, sim porque só a 48 serviu...
No dia 15 de janeiro eu tomei a decisão: vou entrar amanhã em uma academia e começar uma dieta e assim eu fiz.
Eu e o marido saímos pela manhã e fomos conhecer as academias, a última que fui foi a minha eleita, adorei o lugar e senti que era ali que eu iria tentar começar a fazer a minha mudança, já no almoço daquele dia eu dei o primeiro passo para a mudança alimentar.
Baseada em todas as coisas que eu havia lido eu montei um cardápio fácil de seguir e comecei, desde então eu frequento a academia de segunda a sábado e em 11 meses e meio eu me mantenho firme e forte na Reeducação Alimentar.
Para se conquistar um objetivo é preciso fazer escolhas e sempre estas escolhas estão ligadas a renúncias e a decisão é sua ,ou tentar e conseguir ou ficar sempre encontrando desculpas para adiar e adiar as mudanças...
Não adianta frequentar a academia e comer de tudo, do tipo batata frita, hambúrguer ,pizza e tal ...até existe o "dia do lixo" ,mas isto é para os atletas de alta performance ,o que podemos adaptar ao cardápio é uma refeição livre na semana ,mas é uma refeição e não um dia livre.
Equilíbrio e moderação é a chave do sucesso! 
Mas o correto e o ideal em se tratando de alimentação é procurar ajuda profissional, um bom profissional da área de nutrição irá montar um plano alimentar baseado no seu objetivo,na sua rotina de vida e de treinos e também nas suas preferência alimentar, com este plano não tem erro.

Os especialistas afirmam que para obtermos sucesso temos que fazer a dobradinha: Reeducação Alimentar e exercícios físicos.
Os exercícios entraram na minha vida para ficar, eu amo me exercitar ,gostaria sinceramente de fazer mais e mais atividades ,hoje eu sinto um prazer enorme em praticar qualquer atividade física.
A um ano atrás eu não conseguia subir uma rampa de 200 m que eu já sentia um cansaço enorme e uma dor absurda na panturrilha, esta semana eu estou fazendo duas vezes por dia caminhada na praia - pela manhã bem cedinho e a tardinha, a distância? 6 km por turno, então são 12 km por dia sem sentir nenhum cansaço ou ficar ofegante. Uma mudança e tanto ,não é?

Este ano eu tracei muitas metas durante todo este processo,a minha primeira meta foi a de chegar aos 70 kg para sair do sobrepeso e do grupo de risco, em momento algum eu defini datas ou prazos para atingir os meus objetivos,eu imaginava que levaria de 1 ano a 1 ano e meio para eliminar os tais 14,5 kg...
Eu iniciei este projeto em janeiro e foi só em março que eu procurei a nutricionista, naquele momento eu sentia muito cansaço porque estava fazendo musculação e Muay Thai, o meu desgaste físico era enorme e eu não queria tomar nada sem um acompanhamento profissional de um nutricionista esportivo.
Na primeira consulta a nutricionista fez a minha avaliação e me disse que o peso ideal para mim seria de 68kg, então esta foi a minha segunda meta ,mas ...o meu peso de antes de engordar sempre foi de 62 kg então eu defini como mais uma meta chegar aos 64,5kg para fechar a conta em 20 kg eliminados.
E este processo todo levou 5 meses e meio ,fui de 84,5 kg a 64,5kg ,este curto período superou todas as minhas expectativas...

E hoje o projeto chega ao fim,mas é este projeto que termina porque as mudanças serão para a minha vida.
No ano que vem eu tenho um novo projeto : Definição Corporal em 350 dias, sem plásticas ou cirurgias - quero ver o que é possível de conseguir somente com uma alimentação equilibrada e com exercícios.
E para conquistar este objetivo eu tenho novas metas e uma delas é reduzir o meu percentual de gordura corporal de 21,7% para 17%. 
Em 2014 eu vou fazer um registro pessoal mensal deste projeto e vou postar aqui no blog os resultados de 3 em 3 meses para não ficar chato.

Só para constar >estas são as minhas medidas desde o início do projeto até hoje:

Data:16/Jan/2013
Peso:84,5kg
Cintura: 100 cm
Quadril: 114 cm
Coxa: 67 cm
Braço : 34 cm
Gordura Corporal: 44%

Data: 16/Dez/2013
Peso: 64,5kg
Cintura: 73cm
Quadril: 95
Coxa: 55
Braço: 27
Gordura Corporal: 21,7%


No meio do caminho a convite do meu professor/treinador e amigo eu participei de 2 campeonatos e ganhei o primeiro lugar no Desafio entre Academias e no Campeonato Gaúcho onde eu bati o record estadual e meu nome foi parar lá na lista dos recordistas.
Sobre este assunto a única palavra que me vem a mente é superação!
Foi maravilhoso viver esta experiência de participar dos campeonatos ,infelizmente eu não pude participar do brasileiro e do sul americano ,mas em 2014 eu vou participar de todos e em duas modalidades, me aguardem...rsrsr.


Na foto acima eu estou usando 3 calças, a tal calça do início do projeto com 84,5kg - manequim 48,do meio do projeto com 77kg - manequim 44 e do final do projeto com 64kg e manequim 40 e as vezes até o 38 serve ,quer melhor ?rsrsr.

E hoje no final do projeto é dia de agradecer :
Quero agradecer ao meu amigo e treinador Cleiton Leal pelo incentivo, amizade, profissionalismo e por ter tido a maior paciência do mundo quando eu lesionei os joelhos, porque se não fosse pelo seu conhecimento eu teria que ter deixado de treinar por 2 meses e o que aconteceu foi o contrário ,através da musculação bem orientada eu nunca deixei de ir a academia ou de treinar .


Muito obrigado super Cleiton por tudo e que venha 2014 com muita saúde e sucesso para você!

Quero agradecer a minha nutricionista Marcele Policarpo, muito obrigado nutri, sem a sua orientação eu não teria conquistado os resultados que obtive em 2013.


E um agradecimento especial a minha família, que esteve ao meu lado dando durante todo o Projeto Transformação 350/Dias.
Este projeto foi muito especial porque mudou as nossas vidas, todos entraram na academia e hoje nós treinamos juntos.
Eles também adotaram novos hábitos alimentares ,não tão específicos como os meus ,mas estas mudanças promoveram grandes resultados!


A foto não ficou lá muito boa,mas o resultado foi excelente!rsrsrs.

Eu sempre cozinhei e este ano eu passei a cozinhar de forma saudável ,ao longo do ano eu fui criando receitas e reproduzindo outras tantas que encontrei ,a partir das receitas e do pedido das amigas eu acabei criando um blog de receitas saudáveis.
No momento ele está meio abandonadinho por conta da correria de final de ano ,mas em janeiro ele volta com força total ,eu prometo!

Para você conhecer o blog de receitas é só clicar aqui.
E por hoje é isso ,eu encerro este post com a sensação de dever cumprido, mas o caminho é longo para atingir os novos objetivos ,mas não importa quanto tempo vai levar para que eu possa atingi-los e sim que eu vou chegar lá.
Quem quiser saber sobre todo o Projeto Transformação 350/Dias é só clicar aqui.


Muito obrigado a todas as migas que me acompanharam ao longo deste projeto ,foi maravilhoso poder dividir com todas as minhas alegrias e as minhas dificuldades.
Eu amei cada comentário e cada palavra de incentivo ,muito ,mas muito obrigado pela companhia!

Um abraço e uma ótima última segunda-feira do ano a todos!

10 comentários:

Dany Arantes disse...

Tania, parabéns!!! Mesmo!

Hera disse...

PARABÉNS, LINDA!!! ESTOU ME INSPIRANDO EM VOCÊ, VIU!!! META: PERDER 20 TAMBÉM... EM DEZEMBRO DE 2014 TE CONTO!!! MIL BEIJOS E UM EXCELENTE ANO PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA!!!

Georgia Visacri disse...

Tania, como é bom fechar o ano desse jeito, não? Fico felicíssima por você e orgulhosa também em ter uma amiga que vai fundo em busca de uma vida melhor! Você me inspira muito!!

Continue com o ótimo trabalho, a gente sabe que não pode vacilar um momento e a vigilância tem que ser constante!

beijo enorme e um mega feliz 2014 pra você

Manunamoral disse...

Força, foco e fé sempre. Parabéns.

Grazielle Pires disse...

Parabéns pela seu empenho, pela experiência compartilhada, e resultado alcançado...a sua superação e dedicação sempre nos incentivará!!! Na torcida..Que 2014 mais sonhos se realize...Bjo Grande

Marta disse...

Flor parabéns!!! esse seu entusiasmo e perseverança contagia e só posso dizer que voce é uma vencedora, parabéns mais uma vez!!!
Também comecei minha mudança...sempre comi coisas saudáveis e equilibradas e praticava exercicios regulares, mas com algumas escorregadas claro, porque ninguem é de ferro rs, meu problema não é este, e sim a menopausa afff com ela ganhei 12 kilos...sempre estive entre 58 e 60 kilos e fui parar nos 72 quando me pesei no final de outubro levei um susto...mas já consegui chegar nos 64 agora em dezembro e quero perder esses 4 kilos restantes em janeiro se Deus quiser...e voltar com força total para a academia que deixei de frequentar desde o começo de 2013...você é minha musa inspiradora amiga...beijo grande e que 2014 venha cheio de realizações pra nós todas...fica com Deus!

angel disse...

Gratuluję, wspaniały efekt! Pięknie wyglądasz :)

Regiane disse...

Ta, você é um grande exemplo de dedicação e superação! Sempre muito atenciosa em compartilhar suas receitas e dicas. Você me inspira demais! Por conta do remédio, dei uma engordadinha, você sabe, mas logo que fui autorizada a não tomá-lo mais, foquei nos exercícios e na alimentação. Ainda falta um pouquinho, focar um pouco mais na hora de comer, mas tô me esforçando. Beijo e bom 2014!

Unknown disse...

Você é merecedora de tudo isso amiga.
Obrigado mais uma vez por nos inspirar, você é show.
Esta lindona!
Bj

Fabi Ormerod disse...

Tania vc é um super exemplo amiga. Eu tbm passei por um processo parecido. Super sedentária nunca fiz nada. So que com minhas viagens a trabalho nao consigo malhar todos os dias, mas 3x por semana. Qd nao viajo malho todo santo dia. Estava pesando 69,5 em jan 2013 e agora em dezembro cheguei aos 65,5 kg mas a gordura corporal caiu de 34,8% para 23,7% e as medidas baixaram bastante. Eu nao andava 2 quadras sem morrer e estou conseguindo começar a correr. Minha meta é fazer minha primeira prova de 5k ate marco e 10k ate o fim do ano e o % de gordura abaixo de 21 ate junho 14 e atingir os 60 kg que é meu peso ideal. Esses 4 kg finais são difíceis. Também faço reeducação alimentar desde junho :) beijo grande e um ótimo 2014 vc sabe q sou super fã sua!!!!