12.4.10

Mini álbum e ATC's

ATC
Descobri há pouco tempo os ATC'S , aos poucos estou criando intimidade com eles ,rsrsrrs.Fiz alguns este final de semana e também um mini para guardá-los.
ATC’s - Artist Trading Cards
ATC's significa Artist Trading Cards, literalmente traduzido por Cartões de Artista para Troca. Tal como o nome indica, as ATC’s são coleccionáveis, uma ideia brilhante nascida dos cartões/cromos de desporto americanos.
A única regra formal dos ATC’s é que têm de ter um tamanho tabelado – têm de ter 64mm x 89mm(equivalente ao tamanho das cartas de jogar).
Normalmente são feitos em cartolina e/ ou qualquer tipo de papel consistente, que aguente o manuseamento de diferentes técnicas e materiais. Há inclusive, quem re-utilize caixas de cereais ou outras de cartão, tornando este pequeno formato de arte numa proposta ecológica.
Existe um acordo tácito entre artistas de que os ATC’s não podem ser vendidos, apenas trocados, uma vez que o seu propósito inicial é o de promover o encontro entre artistas (seja fisicamente, por correspondência ou mesmo online) e a troca dos seus trabalhos/ obras. Isto permite conhecer uma diversidade de artistas e estar exposto a uma série de estilos e talentos diferentes.
Na parte de trás do ATC, o artista deve incluir toda ou parte da seguinte informação: nome, contacto, título do ATC e número (1/8, 2/8…) se fizer parte de uma edição ou conjunto, embora, por definição, os ATC’ssejam produzidos em números limitados, normalmente apenas um de cada.
Os ATC’s únicos são chamados de originais; grupos de ATC’s idênticos são chamados de edições e são numerados; conjuntos de ATC’s baseados num só tema mas que são diferentes são chamados de séries. Não se deixe intimidar pelas edições limitadas ou originais – ninguém está muito preocupado com isso.
O que a maior parte dos coleccionadores quer é que os ATC’s sejam feitos com carinho. Assim sendo, os números são irrelevantes…
É aconselhável guardar o seu ATC numa pequena capa de plástico para o proteger e facilitar o transporte (uma vez que eles são normalmente enviados pelo correio ou trocados em mão com outro artista).


Mini ATC

Como tudo para mim pode virar um mini álbum -rsrsr ,não poderia ser diferente com os ATC'S.
Por eles terem um tamanho padrão ,usei os plásticos de crachás para guardá-los ,estes plásticos  tem várias vantagens : custo muito baixo ,são fáceis  de encontrar em qualquer papelaria e o tamanho é ideal para os ATC's ,pois eles medem 9 x 10 .
Como os ATC'S tem um estilo bem livre ,fiz a capa do mini bem colorida totalmente inspirada em um mini da Julie  Balzer .












Fiz 12 ATC's  neste final de semana ,não sei se posso chamá-los de ATC'S pois acho que eles tem que ser mais elaborados ,mas como estou fazendo um "laboratório" ,acredito que mais daqui a um tempo estarei mais segura ,por enquanto estou apenas testando ...


Um abraço e uma ótima semana a todos !

8 comentários:

Elaine Maffessoni Machado disse...

Lindo!!! Os ATC´s e o mini álbum! Adorei tudo! Bjs!

Mara disse...

Oiiii amiga!
Sempre tive vontade de fazer os ATC's e trocá-los, agora que vi os teus acho que preciso de uma aula rsrsrs
Ficaram lindos, estilo Tania Holtz!
Bjss

Clarice Malcorra disse...

Uauuuuu que lindo!!! Como vc consegui este Plásticos para fazer o Mini, é de cartão de Visita?

Hááá...

Tem Selinho pra Vc lá no Bloguinho!!!
Beijos,
Clá!!!

Jéhh Artesanato ~* disse...

Cada um mais lindo que o outro!
Está de parabéns, adorei!! :*

Lúcia Thomaz disse...

Oi Tânia.............
estão lindos os teus ATCs!!!!
Adorei a ideia do mini para guarda-los!!!!
Bjssssssss

Lívia Andrade disse...

Adorei seus cartões! E seus LOs também são lindos!
Bjos.

Dani Toscano disse...

Já tinha visto em alguns blogs "o tal do ATC". Mas, agora é que realmente entendi o que são e amei a idía. O mini ficou lindo e bem bacana a idéia de ter um cantinho especial pra guardá-los.
Quem sabe me inspiro e tento...
Xerim

Christine Lourdes disse...

perai , isso é so um labortatorio, rrrsssss, estão lindos , delicados
cheios de tecnicas
nossa vc ja esta prontinha amiga
rrrrsss , com esse talento não precisa de laboratorio não , rrrsss
beijos