5.6.10

Reciclando no Scrap

Dia Mundial do Meio Ambiente

No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia Equipe Brasil Escola


No Scrap estamos sempre de alguma forma reciclando este ou aquele material ,é uma contribuição muito pequena ainda ,mas se cada um fizer a sua parte ,estaremos ajudando na preservação do meio ambiente .
Abaixo alguns trabalhos que fiz reciclando alguns materiais e os agregando ao projeto .

Mini álbum Joy
a capa do mini álbum é feita com caixas de remédio







Mini álbum Cherish
a base do mini é uma caixa de fósforos grande


Mini álbum 100% Dog
a base do mini é uma embalagem de amaciante (amostra grátis )

LO Live
usei plástico bolha como carimbo ,o acetato usado no projeto é de uma embalagem de uma ferramenta de scrap e o tapete usado sob as fotos é um isopor da embalagem de cachorro quente.

LO My Star
a base o LO é de papelão ,da embalagem da base de corte


LO Blythe
como tapete da foto usei um pedaço de papelão e a embalagem da Prima Flowers

Tenho mais projetos que usei reciclagem ,entre eles na capa do último projeto ,o mini álbum Bliss usei filtro de café para fazer um embellisment .
Sempre que posso agrego ao projeto pelo menos um íten reciclado ao projeto ,como falei anteriormente ainda é muito pouco ,mas se cada um fizer a sua parte já é uma grande contribuição .
Um ótimo sábado a todos !!!


12 comentários:

Lúcia Thomaz disse...

A-D-O-R-E-I o mini JOY!!!!!!!!
Tu sabe que eu também sou chegada numa reciclagem!!!
Se as pessoas reutilizassem mais o que está ao seu redor, a quantidade de lixo seria bem menor.
Achei muito legal o projeto da Artesanalle que fizestes no feriado. Eu estava louca para participar, mas como tinha me comprometido na Paper Blue para dar aula também, não deu pra fazer. Quando tiver novamente, me avisa. Quero fazer.
Bjssss

Patricia Beninca disse...

Esse teu "lixo" é um luxo só, Tânia.Tem classe até pra reciclar.Parabéns!

Babi Bôas disse...

Oi Tania

Adoro minis, este seu esta um luxo, parabéns ! Amei.

Pois é diz que ano que vem tem mais Donna, pena que ela não vai vir para Curitiba, mas em Sampa quem sabe.

Beijos
Ba

Mara disse...

Miiigaaaaaaaa comprei os vidrinhos com doce de leite prontinhos na fabrica Lapataia aqui em Punta, o tamanho daquele que eu ia comprar aì em Poa...menos trabalho nè rsrs
Bjss e ate segunda!

Gabi Alberti disse...

Vigeeeeeeeeeeeeeeee!!! To doidinha aqui!! Esses minis usando as caixinha inteiras ficaram demais!!! Ameiiiiiiiiii a idéia, sem contar que eles ficaram perfeiiiitos!! Ficou tuuuuuudo perfeito!! Um arraso!! Bjooooooos

Dani Fai disse...

O mini do amaciante eu tive participação pois fui a doadora da embalagem !!!

Dani Alonso disse...

Adorei tudo!!!! sempre que possível também uso materiais alternativos reaproveitando o que posso.Gosto muit de usar caixas de leite pra fazer mini álbuns, se cada uma fizer um pouco vai fazer diferença.
bjsss miga estou com saudade

Raquel disse...

Projetos lindoss.....de encher os olhos e de inundar a gente de inspiração...

Ameiii tudinhoo!!

Anônimo disse...

I love all those projects Tania!! wow lovely mini albums!!! beautiful lo's as well!!
Please promise me that if Brazil has to play against Argentina we will be still friend!! hahah I am sure we will but I am asking just in case!! hhaha
Hope you are having a great weekend!!
Hugs
Lidia

Janinek disse...

Wonderful Mini album Tanya, just beautiful

Denise Costa disse...

Tudo muuuuito lindo!!!!!!
Adorei a forma como vc aproveitou os materiais que iriam para o lixo!!!! Sensacional!!!!!
Bjs

Christine Lourdes disse...

Adorei essa ideia de reciclar , tenho tantas coisas guardadas para isso , nossa , mas falta tempo, rrrrsss, guardo embalagens de OMO , biscoito , rrrrsss, latas ...
mas cade tempo .... Seus projetos est~çao lindos , adoro vir aqui admirar seu talento e ler textos verdadeiros escritos com o coração .
bjs