24.9.13

Projeto Transformação 350/dias - Receitas leves e saborosas

Olá a todos !
Muitas pessoas me perguntam com um certo ar de espanto como é que eu consegui emagrecer tanto e em tão pouco tempo.
Quando eu tomei a decisão de emagrecer no dia 16/janeiro não foi motivada pela estética ou para usar o modelito da moda e sim pela saúde.
Eu estava pesando 84,5kg...sentia dores no corpo,mal estar,enxaqueca, ficava ofegante ao menor esforço físico, não conseguia mais subir uma "lombinha" qualquer, tinha uma dor crônica na panturrilha da perna direita - eu consultei um vascular ,cardiologista, ortopedista, ginecologista e além dos especialistas fiz uma bateria de exames e nada ,nenhum diagnóstico.
Fora estes sintomas que citei acima eu vinha de um longo período ( mais de 1 ano e meio) com labirintite, o caos!

84,5kg 

Quando se chega neste ponto "toca uma sirene", é o nosso corpo pedindo socorro e ajuda.
Então ,neste momento e depois de passar pelo capítulo da calça 48( detalhes aqui) foi que eu decidi mudar e mudar tudo e para melhor.
Iniciei a RA e a academia em uma quarta-feira e estou até hoje buscando melhorar mais e mais a cada dia,porque é muito difícil mudar de uma hora para outra ,mudar hábitos alimentares de uma vida inteira não é fácil .
E estes hábitos estão diretamente ligados a infância, a maioria das pessoas tem paladar infantil e eu me incluo nesta estatística.
É tudo muito doce ou adoçado ,as pessoas não conseguem tomar um chá ou um suco de frutas por exemplo sem colocar açucar, o doce tem que ser mega doce ,o chocolate tem que ser o ao leite, muitas pessoas adoçam o achocolatado que já tem açucar para servir a uma criança por exemplo...aqui citei alguns exemplos ,mas a lista é enorme.

E para mudar este e outros hábitos não é fácil , requer muita disciplina e foco,mas não há a necessidade de radicalismos e sim de trocas e de escolhas saudáveis e aí é que entra a RA.
Dieta você faz por tempo determinado e com o objetivo de perder peso ,peso que depois você acaba recuperando ,porque se por exemplo você engordou 15 kg - tenho x tipo de alimentação quando você fizer dieta e cortar estes alimentos você irá emagrecer, encerando a dieta você provavelmente irá consumir novamente tais alimentos = garantia de seu peso de volta...
Já na RA você irá se reeducar a fazer escolhas saudáveis para o resto da vida, mas não adianta só trocar  a farinha de trigo branca pela integral porque alguém falou ou porque a nutricionista sugeriu ,vá pesquisar e saber o porque que este ou aquele alimento é melhor ,quais os benefícios que você terá ,etc... assim fica mais fácil de fazer as escolhas sem estar com um olho no alimento saudável e o outro na gordice e o pior lá no fundo se sentindo uma infeliz ou uma pobre coitada porque vai ter que abrir mão do pudim de leite condensado para poder emagrecer ,que sua vida não tem mais sentido porque não poderá comer aquele chocolate.
Uma coisa é fato: pode tudo ,não há nada proibido ,só precisa ter equilíbrio e bom senso.
Se em um dia enfiou o pé na jaca não se sinta a pior pessoa do mundo ou abandone tudo o que você conquistou porque não conseguiu resistir a uma tentação ,comeu ? pronto ,já foi.
Amanhã é outro dia ,vamos em frente e começar tudo de novo, vamos tomar mais água ,deixar para exagerar dali a uns 15 dias e aumentar os exercícios e pronto, o projeto não foi por água abaixo não e você mostrou que é mais forte que a coxinha de galinha ou o brigadeiro.
Bem capaz que um simples doce vai lhe dominar não é ?força na peruca e eu posso mais que ele ,rsrsrs.

Eu tive muitos altos e baixos neste processo ,só que comigo acontecia assim (principalmente na TPM), eu tinha uma crise de ansiedade para comer e comer aí eu comia uma fruta ,duas ,três ou ao invés de 1 punhado de maçã seca eu comia uma xícara ,ou por exemplo 1 fruta ,1 barrinha de cereais e mais uma fruta, isto me deixava mal ,eu pensava que estava colocando tudo a perder ,depois do segundo mês eu me tranquilizei porque eu comia sim e muito ,mas era tudo o que estava dentro da dieta, claro que era uma quantidade muito maior do que a necessária,mas era tudo saudável.
Estou contando isso para vocês saberem que sou de carne e osso e que eu tive e tenho meus momentos "draga insaciável", infelizmente nós mulheres temos que conviver e administrar estas "coisas oscilantes chamadas hormônios".

64,5kg ( 20 kg eliminados em 5 meses e meio)

Eu continuo firme e forte com meu plano alimentar, há 8 meses eu não como carboidrato depois das 18h, não tomo refrigerantes ou água com gás, não ingiro nenhum tipo de bebida alcoólica( nunca gostei e um copo de 300 ml de bebida alcoólica anula o treino de uma semana inteira - porque jogar fora todo o esforço de uma semana inteira?não dá não é!),não tomo nenhum líquido com as refeiçoes principais -almoço e jantar,nenhum gole ,nadinha.
Quando vamos almoçar em algum restaurante o garçom pergunta o que eu quero beber e eu repondo que nada ,eles geralmente me olham desconfiados,rsrsr.
E amigas o meu consumo de líquidos é grande,fora a água eu tomo chás ,muitos chás ao longo do dia.
Esta é a minha nova rotina ,com ela consegui vencer minhas metas e desafios,mas tenho outros novinhos em folha, estou indo devagar e sempre ,não tenho pressa , tenho METAS!

Sabe aquela frase:


Acredite ,esta frase é uma grande verdade!
Para você ver todo o Projeto Transformação 350/dias é só clicar aqui!

------------------------------------------

Eu li a um tempo atrás uma história que me impressionou muito ,não sei se todos conhecem ,é a história de Jen Davis, uma fotógrafa que emagreceu 50kg.

Ex-obesa conta como seu projeto de autorretratos a ajudou a perder 50 kg



Aqui neste link a história dela :http://revistamarieclaire.globo.com/Web/noticia/2013/08/ex-obesa-conta-como-seu-projeto-de-autorretratos-lhe-ajudou-perder-50-kg.html?folder_id=166

Aqui seus autorretratos:http://www.jendavisphoto.com/index.php?/work/self-portraits/

Receitas leves e saborosas 
Peras em calda 

Hoje eu vou postar uma receita que adoro!
Hum ,amo frutas e em calda então amo mais ainda!
Esta receita é fácil de fazer ,além de super gostosa e saudável ,você pode fazer com peras,goiabas  ou maçãs, não testei com outras frutas ,mas se alguém fizer me avise ok?




Ingredientes:
Peras,maçãs ou goiabas maduras mas firmes - a fruta não pode estar madura demais;
Suco de 1/2 limão;
Água ;
1 c.sopa de adoçante culinário ou açucar light ;
canela em pau e cravo da índia a gosto.


Coloque a água em uma panela junto com o suco de limão,o cravo e a canela ,deixe a água esquentar.
Enquanto aquece a água descasque as frutas e coloque-as com cuidado dentro da panela.


Verifique de vez em quando se as frutas já estão macias com o auxílio de um palito,assim que o palito entrar com facilidade retire as frutas da água.
Tem umas frutas que cozinham mais  rápido que outras, então faça este processo em cada uma das frutas.
Assim que estiverem todas cozidas retire-as da panela e deixe a calda no fogo para reduzir um pouco.


Como você está usando adoçante culinário ou açucar light a calda vai reduzir mas não engrossas ,deixe até o ponto que você deseja ,a minha ficou em fogo baixo por mais 15min.
 Desligue assim que estiver no ponto ideal para você ,espere esfriar,coloque em uma vasilha as frutas ,regue com a calda e leve a geladeira de um dia para o outro.


Esta pronta a sua fruta em calda, eu joguei sobre a minha pera um colher de sopa de geleia de frutas vermelhas sem açucar ,adoro o sabor ácido !

Eu recebi alguns emails das amigas querendo saber qual o cacau em pó que uso ,é este da imagem acima ,acho ele super gostoso ,ele é ótimo para usar na culinária ,uma delícia .
Mas vale você usar um cacau em pó de boa qualidade,um cacau 70% no mínimo,ok?

Um abraço e uma ótima terça-feira a todos!

Um comentário:

Marlene Borges disse...

Bom dia Tânia!

Acompanho o seu projeto transformação 350/dias e lendo suas postagens vi que você criou seus proprios florais. Podria me explicar como?É fácil assaim, criar florais? Ajudam mesmo no emagrecimento? Tenho tentado emagrecer, faço dieta e malhaçao todos os dias, mas o resultado tem sido minimo. Quanto aos florais as misturas variam de pessoa p pessoa?

Obigado pela atençao.
marleneborgeso@hotmail.com
Bj