3.9.15

Pap - Reciclando

Olá a todos!
Ontem eu postei lá no Face uma foto dos minis que reciclei, recebi muitas mensagens de amigas que iniciaram no scrap querendo saber mais detalhes de como eu fiz, então preparei um pap básico.
Nestes projetos eu "encapei" os minis e não encadernei, vou deixar isto bem claro porque encadernação é feita de outro jeito, é outra técnica e antes que venham as críticas já me antecipei em esclarecer.


Eu tenho uns 6 álbum de fotos destes comuns comprados em lojas de revelação, cada um de um jeito, com uma capa...para deixar o álbum com uma carinha mais scrapelística eu fiz uma mudança básica.
Usei papel Kraft , por ele ser neutro, coloquei poucos elementos na capa e nenhum volume, assim facilita o manuseio, os meus ficam guardados em uma gaveta, mas caso eu queira deixar em um móvel eles não ocupam muito espaço.
Vou passar as medidas dos papéis que usei nos meus álbuns, fechados eles medem 13Ax 17L.


1, 2, 3) Eu gosto da estrutura deste tipo de álbum, a capa é de um  papelão bem grosso, os plásticos tem divisória interna, assim as fotos não escorregam.
4) Para reciclar o seu ábum retire todas as fotos e remova o plástico protetor, tipo uma película, é importante retirar a película para a cola aderir bem.


5)O mini tem 13cm de altura,  corte o kraft no tamanho 22 x 30,5, é importante deixar uma sobra de uns 3,5 a 4cm para a dobra.
6)Passe cola em partes em toda a capa do  mini: capa> lombada> capa (passe a cola e vá colando o papel por partes).


7) Depois de colado vinque bem o papel.
8)Na parte onde fica a lombada corte um tiângulo do papel como mostra a figura, tome cuidado para cortar só até o início da capa.
9)Corte a parte central, deixe com 1,5cm.


10)Com a ponta do estilete vá levantando a lombada, só o espaço suficiente para você encaixar o papel, passe cola no papel e encaixe sob a lombada.


12)Passe cola nas partes restantes como mosta na figura e vá colando.
13) Para manter o papel no lugar coloque clips, eles ajudarão neste processo.


14)Não esqueça de cuidar o lado em que está a abertura dos bolsos plásticos, eu usei um clips gigante segurando todos os plásticos, isto também facilita na hora de colar.
15) Corte dois retângulos no tamanho 11,5x 15, passe cola no papel e em seguida cole na parte interna da capa.


16)Separe os materiais que você irá usar para decorar sua capa.
17) Para fazer o acabamento eu usei washi tape, coloquei uma mais larga para ela cobrir frente e verso da capa.


18) Coloquei fita para um melhor acabamento.


19) Passei cola nos elementos da capa: ribon Teresa Collins e recorte de casinha e na sequencia carimbei.


Na parte interna eu coloquei um retalho de papel para uma futura anotação, carimbei só um, mas acredito que irei carimbar os outros também.


Estão prontos os minis!
Para facilitar colei  um número em feltro adesivo em cada mini porque organizei as fotos em ordem cronológica,


Para dar um mais um "charme" eu fiz uns elásticos personalizados para manter os minis fechados.




Para saber o tamanho do elástico passe um pedaço em volta do mini fechado e puxe levemente, corte o elástico, ele precisa ficar levemente esticado e não quase arrebentando.
Carimbe o elástico com Stazon, não estique na hora de carimbar.


Tem várias formas de prender os elásticos, vou dar 3 sugestões:
>a primeira é para quem não tem Crop a dile ou outra ferramenta: dobre as pontas do elástico e prenda com um clips pequeno, funciona super bem.
> a segunda é você usar um ilhós ou rebite.
> a terceira é você colar as pontas do elástico, eu usei cola de silicone: passe cola e espere secar bem.
Não testei com cola quente mas deve dar certo, para dar um charminho eu coloquei um grampo de Fastenater.


 Você pode fazer os seus elásticos personalizados e usar em vários projetos tais como minis, agendas, smash e por aí vai...


Espero que tenham gostado do pap , caso alguém tenha alguma dúvida é só deixar nos comentários, ok?
Um abraço e um ótimo finalzinho de quinta a todos!

Um comentário:

Flavia Gaiguer disse...

Amei tudo mas a dica do elástico foi demais.... Então bora comprar elástico rsrsrs