16.1.15

Reeducação Alimentar - Comemorando 2 anos hoje

Olá a todos!
Hoje é um dia muito, muito especial porque estou comemorando a melhor e mais profunda mudança que fiz na minha vida.
Hoje faz 2 anos que eu " acordei", decidi fazer Reeducação Alimentar e Atividade Física.
Eu mudei meus hábitos, deixei o sedentarismo e encontrei a melhor forma de ter saúde e ser feliz!
A história é um pouquinho longa e se você quiser saber mais é só clicar aqui, mas a grande responsável por toda esta mudança foi uma calça - manequim 48, ela foi o divisor de águas , foi a gota d'água, foi o ponto final e o começo de tudo...


Hoje posso afirmar que me sinto bem com o que conquistei ao longo destes 2 anos, foram muitas alegrias mas ainda tenho muito o que aprender em relação a alimentação, atualmente eu sou adepta do comer limpo e da comida de verdade." A melhor comida para o nosso corpo, na maioria das vezes, não tem embalagem, nem lista de ingredientes (Rodolfo Peres)".
Quanto maior for o tempo de vida de um alimento menor será a sua, então para ter saúde e ser saudável de fato o ideal é cortar da sua alimentação o açúcar refinado, as farinhas brancas, o refrigerante, sucos de caixa, produtos industrializados, embutidos, sorvetes, diminua e muito o sal, troque o sal refinado pelo sal marinho ou pelo sal rosa...de preferência a frutas, verduras, legumes, carnes magras, água, chás, temperos e por aí vai, parece difícil mas não é!
Para mim não é nenhum sofrimento nem tampouco me sinto infeliz por ter uma alimentação assim, pelo contrário, eu procurei saber mais sobre o assunto  muito neste período  e também aprendi a conhecer o meu corpo, o que faz bem e o que é não é legal, mas a jornada ainda é longa, a reeducação alimentar no dia a dia nos leva a entender porque não devemos de comer este ou aquele alimento, não existe alimento proibido e sim alimento não saudável.
Um profissional da área da nutrição irá lhe ajudar, lhe orientar ,elaborar um plano alimentar dentro das suas necessidades, mas só você saberá se este ou aquele alimento irá lhe fazer bem mesmo ele sendo saudável. Um exemplo? grão-de-bico: eu amo mas ele me causa vários sintomas desagradáveis, então estou evitando consumi-lo.
Atualmente existem muitos exames modernos que mostram se você tem alergia alimentar, intolerância e tal a uma grande quantidade de alimentos, alguns exames analisam os grupos alimentares, mas mesmo fazendo os exames é no dia a dia que você terá as respostas.
O grande segredo é conhecer o seu corpo, assim você entenderá seu metabolismo entre outras coisas.

Ao longo deste período eu passei por vários estágios, o primeiro foi o da conquista.
Eu comemorei cada quilo eliminado, era algo de surreal ver a balança diminuindo gradativamente, se bem que nos primeiros 15 dias eu eliminei 5 kg e depois fiquei 45 dias com o mesmo peso, cravei nos 77kg e a coisa não ia, mesmo assim eu não desisti, esta possibilidade não passou pela minha cabeça em nenhum momento.
Em 5 meses e meio eu cheguei ao peso tão sonhado, os 64,5kg,  deixei 20kg para trás e segui em frente, de lá para cá eu participei de campeonatos, me tornei uma atleta amadora, me apaixonei perdidamente pela musculação e pela mudança que ela faz no nosso corpo, não só na questão estética, mas no aumento de força, fortalecimento de tendões e da musculatura, melhora na postura, desenvolvimento da concentração...como é linda e especial a evolução do corpo!

O segundo estágio foi o da aflição, era um misto de ansiedade e a necessidade de ver um resultado mais específico.
Você faz um esforço enorme no dia a dia, se  compromete, se dedica e muitas vezes percebe uma pequena mudança física aqui e outra ali, e isto gerou em mim uma insatisfação chata.
Eu queria ficar com um corpo legal e mais definido e sofria porque não estar atingindo os meus objetivos, e aí num dia  "x eu  acordei" novamente, lembrei de como eu era e que se meu corpo não estava como eu desejava tinha um motivo:euzinha era a única responsável.
Os longos anos de sedentarismo e de sobrepeso me deixaram marcas, então ou eu passava a conviver numa boa com a flacidez da pele, com as estrias e com algumas gordurinhas teimosas ou eu mudava o meu pensamento e foi o que eu fiz.
Se você olhar as fotos verá as mudanças, mas no dia a dia no espelho a impressão é outra, quem passou por este processo sabe exatamente como é.
Então lembrei de que a minha meta era a saúde em primeiro lugar e relaxei, continuei firme e forte no meu propósito, mas sem tantas neuras.

Atualmente de uma coisa eu tenho certeza: se o progresso não é visível no espelho o meu corpo está mais saudável, meu metabolismo mais acelerado e minha imunidade está alta e isto é ótimo!
Eu nunca determinei um prazo para as mudanças do tipo: no verão ou para aquela festa sabe? agora não conto o tempo só faço o que estiver ao meu alcance para mudar para melhor.
Hoje posso dizer que convivo bem com o espelho, mas isto não significa que me acomodei e sim que vou devagar e sempre.

Tive momentos bem complicados ao longo destes 2 anos, tive várias lesões ( joelho esq. e rompimento parcial do manguito do ombro direito e depois do esquerdo) que me fizeram voltar e voltar ao ponto de partida, ao invés de evoluir no treino eu tinha que voltar atrás e treinar como inciante e as vezes nem isso, em alguns momentos meu treino era mais uma terapia do que um treino de fato, isto me deixava com uma sensação horrível de impotência.
Me recuperei no final de out/2013 e voltei a me lesionar em fev/2014 até que precisei dar uma parada de 1 mês em jul/2014 para uma recuperação total.
Isto me abalou e muito, eu queria com todas as minhas forças treinar e não podia, observava as pessoas na academia  com má vontade e podendo treinar sem querer, esta impotência me fez ficar arrasada muitas vezes, mas mesmo assim eu ia para a academia e fazia a minha parte, neste período de parada eu mantive a risca a dieta.
A musculação não foi a responsável por nenhuma destas lesões, mais uma vez eram problemas antigos resultado de anos de sedentarismo e do sobrepeso que "vieram a tona" quando forcei um pouquinho mais.
Este ano o treino mudou, tenho novos objetivos e estou indo devagar porque meus ombros precisam estar 100% e eles ainda não estão, estou quase sem dor, mas ainda cuidando muito para ter um progresso lento e significativo.

Eu sei que o post foi longo, mas precisava contar um pouquinho do que aconteceu ,também fui muito sincera e acho que a sinceridade neste caso é muito, muito importante.
Não é fácil, tem dias mais complicados, mas o segredo é nunca desistir, se você der o primeiro passo e fraquejar no 3º ou 4º dia, se jacar no final de semana, se não resistir em algum momento a esta ou aquela tentação siga em frente no dia seguinte, siga de onde você parou, não tenha aquele pensamento: já que foi tudo por água baixo eu vou é desistir.Não, não faça isso!
É difícil mudar hábitos de uma vida inteira, ainda mais quando eles estão relacionados a alimentação, mude devagar, faça escolhas saudáveis no dia a dia, trace pequenas metas, sinta-se confortável com as mudanças, escolha uma atividade física que lhe de prazer e bem estar, experimente novos sabores (não critique antes de experimentar),  assim você conseguirá chegar onde deseja eu garanto.


Eu eliminei 20kg em 5 meses e meio sem remédios, não fiz lipo, plásticas ou tratamentos estéticos ( bem que estou precisando...rs), falo isto porque não quero servir de exemplo para ninguém e sim para afirmar que força de vontade, disciplina, determinação e foco são o segredo, é só tomar uma dose diária destes ingredientes que a coisa vai acontecer,rs!

Eu sou grata a todos pela companhia ao longo deste período e sou muito grata por cada comentário e recadinho!
Um grande beijo e obrigado pela companhia de todos!

2 comentários:

cashemere disse...

Parabens, vc ficou incrível. Força de vontade mesmo. Bjks

Fragmentos ao Sol disse...

Tania, impressionante a transformação que você conseguiu fazer no seu corpo e na sua vida. Parabéns mesmo! Beijo, Ilana.